top of page

História
A Rodas da Liberdade e a Arte de realizar os seus Sonhos!

No início dos anos 90′, Michel Eric Peneveyre, Michel Barras e Gerard Manzoni, todos de nacionalidade suíça e utilizando cadeira de rodas, após uma tetraplegia e paraplegia, vieram ao Brasil. Aqui, eles se confrontaram com as condições precárias e a falta de infra-estrutura para com as pessoas com deficiência neste país. A miséria era visível no rosto destas pessoas que se arrastavam pelo chão ou que utilizavam cadeira de rodas totalmente inadequadas, sem falar das pessoas que viviam fechadas entre quatro paredes. A partir desta constatação, os dois Michel e Gerard, tiveram a ideia de criar o que se tornou hoje a Associação Rodas da Liberdade.

Dentro de seu processo de reabilitação tanto Michel quanto Gerard bem como Michel Barras, padrinho da Associação, adquiriram uma grande independência pessoal; eles são pioneiros em esportes adaptados e em esportes extremos adaptados (esqui na neve, parapente, esqui aquático, mergulho, etc.) e todos três foram medalhistas em campeonatos internacionais. A partir daí surgiu em ambos o desejo de compartilhar suas experiências com o objetivo de despertar  nas pessoas ditas com deficiência no Brasil, uma nova  perspectiva de vida, ampliando a visão para busca de uma vida melhor, fazendo florescer o potencial que existe em cada um. 

RECONHECIMENTO DA ASSOCIAÇÃO

É importante destacar que o Projeto Praia Sem Barreiras de Porto de Galinhas recebeu do Ministério do Turismo o Prêmio de Reconhecimento de Boas Práticas no Índice Nacional de Competição Turística em 2014.

Em 2016, este mesmo Projeto foi escolhido pelo Ministério do Turismo como um dos três destinos para a realização do Filme Turismo Acessível produzido para o Dia Mundial do Turismo, cujo tema foi “Turismo Acessível, uma viagem para Todos! 

A Associação Rodas da Liberdade é reconhecida pelas principais associações de Porto de Galinhas como a Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas, o Porto de Galinhas Convention & Visitor Bureau, a Secretaria de Turismo do Estado de Pernambuco e a Prefeitura de Ipojuca, Associação Porto da Boa Mesa, SEBRAE e SENAC, além de outras instituições da região.

Na Suíça

Criação da Rodas da Liberdade na Suíça

 

Depois de conhecerem as histórias de José e Jeorge, alguns amigos de Michel na Suíça, tiveram a ideia de ajudar as crianças com deficiência de baixa renda do Brasil e organizaram uma festa, onde arrecadaram dinheiro para comprar mais cadeiras de rodas e assim foi criada a Associação Rodas da Liberdade. As doações realizadas foram mudando a vida de outras pessoas com deficiência (+23 pessoas) no ano seguinte. Além disso, realizou-se também em Porto de Galinhas, um evento de esqui aquático adaptado, contando inclusive com a presença de Michel Peneveyre e Michel Barras, ambos premiados em campeonatos nacionais e mundiais desta modalidade, mostrando a superação e as possibilidades das pessoas com deficiência.


A partir daí a Associação tem na Suíça uma diretoria e membros que participam com doações anuais ou espontâneas.

Na Suíça, a Associação se beneficia de pessoas voluntárias que ficam ativas apesar da distância geográfica, e que participam e apoiam procurando meios e condições financeiras para subsidiar uma parte das atividades da Associação, ligadas principalmente a doações de cadeiras de rodas. A Associação tem mais ou menos 250 membros que cotizam anualmente e organizam alguns eventos para arrecadar fundos.

Assine nossa newsletter e fique por dentro!

Obrigado pelo envio!

© 2024 por Rodas da Liberdade. Orgulhosamente criado Socontec

bottom of page